Esquenta

Webinars Economia Azul Circular & Lançamento Desafio Climathon 2020

Como parte das iniciativas para a construção de uma Economia Azul Circular no Brasil, e em preparação ao desafio Climathon 2020 – Santos, uma série de webinars sobre o tema serão realizadas nos dias 22, 29, 30 de Outubro e 3 de Novembro. Cada um traz um aspecto desse sistema.
Abaixo a descrição dos temas, palestrantes, datas e horários.


Para participar, basta clicar no link ao longo do programa.

22 de Outubro – 16:00 às 17:45

As relações sistêmicas da Economia Azul Circular

Os desafios e oportunidades da moda sustentável e circular.

Fernanda Simon, @feh_simon Diretora executiva da Fashion Revolution​

Fernanda é ativista e acredita que a moda é um importante agente de transformação. Estudou moda na Faculdade Santa Marcelina, mas foi na Inglaterra que iniciou sua carreira com moda e sustentabilidade, há 10 anos, trabalhando com iniciativas e profissionais pioneiros como Jocelyn Whipple. Fernanda foi responsável por trazer o movimento global Fashion Revolution para o Brasil, o qual hoje está estabelecido como Instituto Fashion Revolution Brasil e Fernanda é diretora executiva. Durante anos lidera campanhas, projetos, cursos e eventos sobre o tema.

Fernanda, recentemente, foi nomeada como a primeira editora contribuinte de sustentabilidade da Vogue Brasil.

Empreendedorismo social na circularidade do resíduo à caminho do Oceano

Gabriela Gomes Prol Otero, Abrelpe

Santista, Geógrafa e Mestre em Ciências (2010), ambos pela Universidade de São Paulo, desde 2013 atua como Coordenadora Técnica da ABRELPE, responsável por todas as publicações, treinamentos e projetos de cooperação internacional ligados ao clima e ao mar.

Tecnologia, Previsão Climática e Gestão de Risco na Economia Azul

Eduardo Hosokawa, Secretaria de Meio Ambiente de Santos (SEMAM) /Seção de Mudança do Clima (SECLIMA)

Chefe da Seção de Mudança do Clima (SECLIMA) da Secretaria de Meio Ambiente de Santos e vice coordenador da Comissão Municipal de Adaptação à Mudança do Clima (CMMC), desenvolvendo trabalhos como o Plano Municipal de Mudança do Clima de Santos (PMMCS), Projeto Piloto para Mitigação dos Efeitos Erosivos da Ponta da Praia (GeoBags); e o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) pelo Projeto ProAdapta em conjunto com Ministério do Meio Ambiente do Brasil (MMA) e da Alemanha por meio da Deutsche Gesellschaft fuer Internationale Zusammenarbeit (GIZ).” Pela Prefeitura de Santos foi Coordenador de Gerenciamento e Integração de Programas Urbanos da Secretaria de Planejamento, responsável pela implantação do Banco de Dados único e do Sistema de Informações Geográficas de Santos (SIGSantos) e Coordenador de Informações Urbanas da Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

Introdução ao Climathon 2020

Angélica Rotondaro, Climate-Smart Institute

Co-fundadora da Alimi Impact Ventures, consultoria focada em trazer escalabilidade para o investimento sustentável no Brasil e diretora executiva do Climate-Smart Institute, think tank de apoio ao desenvolvimento de negócios pro-clima, com base em tecnologia e inclusão de gênero.

Angélica é membro do World Economic Forum Experts Platform, membro do conseldho do Insper Metricis e pesquisadora associada do Centro de Estudo das Organizações-USP. De 2009 a 2017 foi diretora e professora associada do St.Gallen Institute of Management Latin America e anteriormente consultora em branding em empresas multinacionais. PhD pela University of St.Gallen (HSG) na Suiça.

29 de Outubro, das 11:00 às 12:45

Empreendedores da Gestão do Resíduo Urbano nos rios e Oceanos

Resíduos no caminho (ou no) Oceano – como informar a desinformação sobre economia circular e motivar empreendedores

Nathalie Gil, Diretora de Desenvolvimento | Sea Shepherd Brasil

Diretora de Desenvolvimento da Sea Shepherd Brasil, e coordenadora dos projetos da Sea Shepherd Educação. Faz parte do time de gestão da Positiv.a, uma startup de produtos sustentáveis. É formada em Marketing, Ciências Sociais, Filosofia e Desenvolvimento Internacional em São Paulo e Londres. Comunicadora e pesquisadora por profissão, trabalhou com grandes corporações e marcas internacionais no Brasil por 6 anos, e na Europa por mais de 10 anos, e desde 2019 direciona seu expertise o para o terceiro setor, após meses engajada em trabalho voluntário como parte da tripulação e time de mídia em um dos navios da Sea Shepherd.

Verde ou Azul? Interconexões Mar e Terra. Desafios e Oportunidades para empreendedores

Silvia Dias, ClimaInfo

Fundadora e diretora da AViV Comunicação. Tem mais de 30 anos de atuação em assessoria de imprensa e relações públicas. Graduada em Ciências Sociais e Letras pela USP, passou pela pós em Marketing da ESPM e por cursos de Sustentabilidade na FGV e Unicamp.  Acompanha as negociações climáticas da ONU desde 2009 e foi observadora da sociedade civil nas negociações da Rio+20.  Foi colunista da revista Sustentabilidade.  Também foi membro do conselho deliberativo do Instituto Vitae Civilis. Atualmente integra o Instituto ClimaInfo.

O potencial da rastreabilidade nas cadeias de alimentos: do controle da qualidade ao desperdício zero

Cintia Myaji , Diretora Paiche

Bióloga, mestre e doutora em Oceanografia Biológica, acumula extensa experiência na formação de recursos humanos em Ciências do Mar. Como docente, foi pioneira na organização de eventos de limpeza de praias em Santos. Dedica-se há cerca de 12 anos às questões relacionadas à sustentabilidade na pesca e aquicultura, com especial ênfase no consumo responsável de pescado, tendo criado o primeiro Guia de Consumo Responsável de Pescado. É uma das idealizadoras da Aliança Brasileira pela Pesca Responsável. Co-fundadora da Paiche – Consultoria e Treinamento, empreende no suporte ao varejo e outros elos da cadeia do pescado, trazendo experiências globais que podem potencializar a sua sustentabilidade, agregando inovação tecnológica e conhecimento científico.

Estudos sobre Plásticos no Oceano

Anna Carolina Lobo, Gerente de Conservação - O WWF Brasil

Anna tem 14 anos de experiência com conservação, em organizações públicas e privadas. No WWF Brasil coordenou os Programas Mata Atlântica e Marinho por 7 anos.

Durante seis anos, trabalhou como Gerente da Fundação Florestal de São Paulo (Agência de Áreas Protegidas do Governo do Estado de São Paulo), coordenou projetos financiados pelo BID na Secretaria de Meio Ambiente do Estado de SP e durante dois anos, Anna Carolina trabalhou como Coordenadora de Relações Institucionais e Projetos do Instituto Semeia.

Por quatro anos, quando trabalhou na Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de SP, coordenou investimentos de turismo pelo Fundo de Desenvolvimento do Vale do Ribeira.

Anna atuou como conselheira nos seguintes conselhos governamentais: Monumentos Geológicos, Consema, Juventude e Turismo, World Trails Network, foi secretária executiva do conselho estadual de ecoturismo e é conselheira do GEF Mar (ligado ao Ministério do Meio Ambiente), da Liga das Mulheres pelo Oceano, e da Comissão Pró Primatas Paulista. É pós-graduada em Tecnologia e Gestão Ambiental, Bacharel em Turismo e é autora, co-autora e coordenou mais de 17 artigos e livros sobre conservação e áreas naturais protegidas.

Lançamento Climathon 2020

Amanda Albano, bloom - Agência de Mudança para o Oceano

Ambientalista e ativista por natureza, formada em Oceanografia pela Universidade Federal do Paraná, hoje é Designer de Futuros Desejáveis e Facilitadora de Espaços de Ensino e Aprendizado. Atua como empreendedora, mentora, consultora, gestora de estratégias e projetos dentro das Ciências do Mar. Possui MBA em Administração do Terceiro Setor, MBA de Liderança, Inovação e Gestão e formação em Coaching, Training of Trainers – Gaia Education, Comunicação Não-Violenta, Territorialização dos ODS – UNESCO e participante da Comunidade Art Of Hosting.

Sócia Fundadora da bloom – Agência de Mudança para Pessoas Projetos e Negócios ligados aos oceanos e da Grão Germinadora; Coordena do Grupo de Trabalho de Empreendedorismo em Ciências do Mar do PPG-Mar; Atua também como Coach de Carreira e Bem-Estar no Jardim da Alma.

30 de Outubro – 11:00 às 13:00

Empreendedores da Resiliência Climática e da Gestão de Risco na Economia Azul

Minha jornada empreendedora sendo jovem e mulher no mundo Agro e inovação tecnologica

Mariana Vasconcelos, CEO Agrosmart

Nascida em Itajubá-MG, filha de agricultores, é co-fundadora e CEO da Agrosmart, empresa considerada Pioneira Tecnológica pelo Fórum Econômico Mundial. A jovem é formada em Administração, voltada para a inovação, pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Negócios pela ESALQ – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP (Universidade de São Paulo); pela University of California, Los Angeles (UCLA) e Singularity University. Mariana Vasconcelos foi eleita pelo Massachusetts Institute of Technology – MIT como uma das jovens mais inovadoras do mundo com menos de 35 anos, além de Forbes under 30 e eleita uma das 100 mais criativas pela Fast Company. É embaixadora global do Thought for Food; expert em agricultura digital, considerada uma das 100 pessoas mais influentes do agronegócio pela Revista Dinheiro Rural
Tecnologia, Previsão de eventos extremos e Gestão de Risco em Santos

Alexandra Sampaio, Unisanta

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Santa Cecilia (1997) e Especialização em Controle e Gestão Ambiental. Cursou o Mestrado em Ciências Ambientais pelo PROCAM/USP (Programa de Ciências Ambientais da Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é Professor do curso de graduação em Engenharia da Computação e Coordenadora do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Universidade Santa Cecilia. Tem 20 anos de experiência em execução e coordenação de projetos na área de gestão costeira integrada com ênfase em modelagem numérica operacional, alertas de eventos extremos, previsão de qualidade das águas

Oceano e Mudanças Climáticas

Marcos Henrique M. Tonelli, Instituto Oceanografico USP

Oceanógrafo físico e pesquisador polar. Mestrado e Doutorado em Oceanografia Física com ênfase na Interação Oceano-Atmosfera-Criosfera e Mudanças Climáticas pela Universidade de São Paulo (USP).

Professor colaborador e pesquisador do Instituto Oceanográfico da USP e com interesse pela oceanografia de altas latitudes e impactos das mudanças climáticas sobre os diferentes setores da sociedade.

Climathon 2020 e o desafio da resiliência climática para negócios e comunidades frente a eventos extremos

Salete da Hora, Marca, Comunicação & Sustentabilidade | CTG Brasil

Jornalista com mais de 20 anos de experiência em Comunicação Corporativa e Sustentabilidade em empresas nacionais e multinacionais em diferentes indústrias (Papel e Celulose, Tecnologia, Materiais de Construção, Açúcar, Etanol, Energia). Formada em Comunicação Social pela Unesp com especialização em Administração de Empresas pela FGV, atualmente está cursando mestrado em Sustentabilidade na mesma instituição. É diretora de Marca, Comunicação e Sustentabilidade da CTG Brasil, empresa que faz parte da China Three Gorges Corporation, uma das maiores empresas de geração de energia limpa no mundo, patrocinadora desse Climathon.

Lançamento Climathon 2020

Angélica Rotondaro, Climate-Smart Institute

Co-fundadora do “Ocean Alive Project”, que promove projetos socio ambientais focados na resiliência climática dos Oceanos. Tem 25 anos de experiência como documentarista e mergulhadora, e desde 2011 é diretora da Ocean Eyes Productions, promovendo viagens com propósito. Em 2018 fundou o Movimento Cook 4 Life, uma iniciativa voltada à promoção da prática da gastronomia sustentável. É embaixadora para o Caribe da WAS (World Adventure Society) e do Mares para Siempre da MSC (Marine stewardship Council). Formada em TI com MBA em Gestão de Negócios, trabalhou por 20 anos na área de educação em grandes editoras de livros.

Visionary Sponsor:

Organizador:

Apoiadores:

Convidados: