Summit Economia Circular e Azul realizado virtualmente de 5 a 7 de junho de 2021, fez parte da estratégia do Climate Smart Institute de compartilhar conhecimento e gerar conscientização sobre a transição de uma economia linear para uma circular, e a conexão entre as economias circular e azul.

Durante os três dias, empreendedores, investidores, líderes do setor privado e ONGs, pesquisadores, representantes de comunidades atlânticas (países continentais ou insulares no Oceano Atlântico) e profissionais renomados discutiram como o mundo e o Brasil estão avançando para práticas de negócios mais respeitosas e modelos inspirados na natureza.

Principais temas incluíram: Moda Sustentável e Circular com Kim Poldner; Melhorias em Embalagens e Produtos na Indústria apresentadas por Lisa Lieberbaum da Ambev e Carlos Ohde do FIT Instituto de Tecnologia; Carbono Azul e o Ecossistema de Empreendedores e Investidores nas Economias Circular e Azul com Fabio Alperowitch, Philippe Prufer e Angélica Rotondaro. Destaques incluíram um painel com as velejadoras Tatiana Zanardi, Heloisa Schurmann e Paulina Chamorro sobre plásticos no oceano, e uma sessão com países insulares com Elsa Moraes Sarmento.

Sinergias entre as cadeias produtivas da pesca, turismo e restauração foram apresentadas no caso “Abrolhos Terra & Mar”, por Guilherme Dutra, Diretor do Programa Oceano da Conservação Internacional. Modelos de negócios aliados à conservação em áreas costeiras e países insulares, e seu potencial de investimento via filantropia estratégica e investimento de impacto também foram discutidos em um painel com diversos representantes.

Como resultado, foram gerados a publicação e o relatório a seguir: