Soluções financeiras criativas para a agricultura familiar no Cerrado

Soluções financeiras criativas para a agricultura familiar no Cerrado (publicação Abril 2022)

Nesta publicação compartilhamos a experiência de estruturação de linha de crédito para para produtores em agroecologia no Cerrado os quais não conseguem acessar o PRONAF por não terem as documentações e comprovações necessárias. Também trazemos os principais indicadores de impacto socioambiental e econômico atrelados à linha de crédito.

O recurso financeiro foi aportado pela Fundação Rabo, braço de investimento de impacto estratégico do Rabobank, da Holanda. A estruturação foi realizada pela Alimi Impact Ventures em parceria com a Cresol Centro Sul. A identificação e acompanhamento dos produtores que acessaram o crédito foi realiza pela APOMS (Associação de Produtores Orgânicos do Mato Grosso do Sul)

A linha de crédito foi disponibilizada com taxas de juros adequadas à realidade dos produtores familiares. A inovação está em, ao invés de buscar evidências de geração de renda passada ou de garantias ao se tomar um bem, no caso, a garantia da terra, analisar o potencial futuro de faturamento dos produtores. Outro elemento foi a composição com um capital filantrópico alocado em treinamento e assessoria técnica. Os produtores interessados em tomar o crédito necessariamente passavam por esses treinamentos que envolviam desde a gestão da propriedade até os dias de campo.

Nessa publicação compartilhamos os fatores que identificamos como ‘pontos de inflexão’ para apoiar no processo de linhas similares em outras regiões do Brasil e da América Latina. 

Acesse a publicação no link: Soluções financeiras criativas para a agricultura familiar no Cerrado