ClimateSmart Blog

Blue Bonds e Investimento de Impact nos Oceanos

Posted by angelica on  26th June 2020

Comments Off on Blue Bonds e Investimento de Impact nos Oceanos
Category: Uncategorised

O Brasil tem uma área de costa de 7,367 km de Oceano Atlântico e, no entanto, investimento de impacto na ODS 14 ainda não é parte da agenda dos investidores. 

No dia 11 de Junho, dando visibilidade para o Dia dos Oceanos e o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Climate-Smart Institute, em parceria com o Impact Hub São Paulo e o Ocean Alive Project, realizou webinar sobre  Investimentos de Impacto e o Oceano. Dentre os pontos conversados, estão:

Frederic de Mariz, professor associado em inovação financeira e investimento de impacto na Columbia University, SIPA e head do Financial Institutions Group for Latin America no banco UBS trouxe a perspectiva dos investimentos de impacto e etapas a serem percorridas pelos negócios. Ele ressaltou a importância do mapeamento de impacto e relatórios idôneos dos projetos e investimentos. 

Tatiana Zanardi, coordenadora do Comitê de Oceanos do Climate-Smart Institute e co- foundora e diretora do Ocean Alive Project trouxe, através de registros fotográficos, o avanço de um cenário desafiador para os oceanos e o quanto é urgente nos mobilizarmos. “Não existe o green sem o blue” uma das falas que trouxe no webnair para um público de especialistas e curiosos na temática.

Angélica Rotondaro, co-fundadora do Climate-Smart Institute, convidou a todos para o kick-off do tema Investimento de Impacto e ODS 14 para o Brasill dando o call for action com o lançamento do mapeamento de negócios na cadeia. 

Toda a conversa foi mediado por João Vitor Caires, do Impact Hub que vem coordenando diversos programas de aceleração de negócios ambientais.

As apresentações estão disponíveis em:  Investimento de Impacto e Blue Bonds e Desafios e Oportunidades nos Oceanos 

Para mais informações e para participar do mapeamento desse ecossistema, acesse: Comitê de Oceanos Climate Smart Institute.

Foto: Alcides Falanghe

Converge Capital Conference

Posted by waldir on  12th February 2020

Comments Off on Converge Capital Conference
Category: Uncategorised

Nessa semana ocorrerá no Rio de Janeiro a primeira edição do Converge Capital Conference.

Traremos uma série de Blogs com noticias sobre as discussões da Conferência.

A Conferência Converge Capital é um evento pioneiro no Brasil por juntar membros de famílias investidoras, executivos e atores-chave do mercado financeiro para explorar, aprender e discutir sobre como os investimentos privados podem estar mais orientados à construção de próximas décadas nas quais nos orgulhemos de viver e de deixar para as próximas gerações.

Espera-se que essa conferência possa mostrar, por meio de dados, macrotendências e exemplos, que é possível moldar um futuro melhor através das empresas e do mercado financeiro, sem necessariamente abdicar de retorno financeiro. E também, deixar claro que investir buscando conjuntamente retorno financeiro, social e ambiental não elimina a necessidade da filantropia para endereçar alguns dos desafios que temos como sociedade.

O fato é que os recursos governamentais e filantrópicos não são suficientes diante das lacunas que temos como país e da complexidade dos desafios globais a serem endereçados nos próximos anos. Precisamos da força das empresas e do mercado financeiro na construção do nosso futuro preferido – aquele cenário possível para o qual gostaríamos de evoluir.

Outro ponto é que a vanguarda do mercado financeiro global já está se repensando na busca de integrar as dimensões sociais e ambientais em seu centro por compreender que: análises mais sistêmicas serão fundamentais para decisões financeiras mais acertadas diante de um futuro incerto; e, negócios mais alinhados com um futuro sustentável terão maior probabilidade de entregar melhores resultados.

Sem contar que muitos exemplos mundo afora já mostram a possibilidade de se alcançar as expectativas de retorno financeiro e de impacto conjuntamente. A ponto de investidores começarem a migrar seus portfolios por conta do retorno financeiro, e, não a despeito dele, fazendo com que a indústria de impacto cresça ano a ano globalmente.

Nesse contexto, qual o nosso papel como indivíduos com grande patrimônio, ou, como instituições financeiras brasileiras, ou ainda, como executivos de uma grande empresa ou fundação? Já paramos para pensar em que mundo estamos investindo? Afinal, no que investimos hoje determinará o mundo no qual iremos viver amanhã.