ClimateSmart Blog

Converge Capital Conference

Posted by waldir on  12th February 2020

Comments Off on Converge Capital Conference
Category: Uncategorised
Nessa semana ocorrerá no Rio de Janeiro a primeira edição do Converge Capital Conference.
Traremos uma série de Blogs com noticias s obre as discussões da Conferência.
A Conferência Converge Capital é um evento pioneiro no Brasil por juntar membros de famílias investidoras, executivos e atores-chave do mercado financeiro para explorar, aprender e discutir sobre como os investimentos privados podem estar mais orientados à construção de próximas décadas nas quais nos orgulhemos de viver e de deixar para as próximas gerações.
Espera-se que essa conferência possa mostrar, por meio de dados, macrotendências e exemplos, que é possível moldar um futuro melhor através das empresas e do mercado financeiro, sem necessariamente abdicar de retorno financeiro. E também, deixar claro que investir buscando conjuntamente retorno financeiro, social e ambiental não elimina a necessidade da filantropia para endereçar alguns dos desafios que temos como sociedade.
O fato é que os recursos governamentais e filantrópicos não são suficientes diante das lacunas que temos como país e da complexidade dos desafios globais a serem endereçados nos próximos anos. Precisamos da força das empresas e do mercado financeiro na construção do nosso futuro preferido – aquele cenário possível para o qual gostaríamos de evoluir.
Outro ponto é que a vanguarda do mercado financeiro global já está se repensando na busca de integrar as dimensões sociais e ambientais em seu centro por compreender que: análises mais sistêmicas serão fundamentais para decisões financeiras mais acertadas diante de um futuro incerto; e, negócios mais alinhados com um futuro sustentável terão maior probabilidade de entregar melhores resultados.
Sem contar que muitos exemplos mundo afora já mostram a possibilidade de se alcançar as expectativas de retorno financeiro e de impacto conjuntamente. A ponto de investidores começarem a migrar seus portfolios por conta do retorno financeiro, e, não a despeito dele, fazendo com que a indústria de impacto cresça ano a ano globalmente.
Nesse contexto, qual o nosso papel como indivíduos com grande patrimônio, ou, como instituições financeiras brasileiras, ou ainda, como executivos de uma grande empresa ou fundação? Já paramos para pensar em que mundo estamos investindo? Afinal, no que investimos hoje determinará o mundo no qual iremos viver amanhã.